top of page
Buscar

Quem tem medo das inteligências artificiais

  • Foto do escritor: Osni Ribeiro Mello
    Osni Ribeiro Mello
  • 19 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Por O.R. Mello

 

Não faz muito tempo, o todo poderoso da Meta, Mark Zuckerberg, comprou da NVIDIA a módica quantia de 350 mil GPUs H100 para expandir e desenvolver a inteligência artificial do grupo, nominada de Llama 3. Os processadores se juntam a outros já existentes, totalizando 600 mil GPUs.

Na semana que passou, Elon Musk levantou US$ 6 bilhões para desenvolver a sua AI generativa chamada de Groq, que é considerada uma AI "rebelde", porque responde com humor ácido a perguntas sensíveis e controversas, ao estilo do próprio bilionário.

Também na semana passada, uma pesquisa do Instituto Reuters com a Oxford revelou que produtos com IA generativa, como o ChatGPT, têm muito hype, mas pouco uso diário, reforçando a tese da corrente dos contrários de que as Inteligências Artificiais são apenas uma moda passageira.

A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas em seis países: Argentina, Dinamarca, França, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. E levantou que, no Reino Unido, por exemplo, apenas 2% dos entrevistados usam ferramentas com IA generativa diariamente e que a maioria dos usuários são jovens entre 18 e 24 anos.

Estes acontecimentos reforçam a tese de que alguém não está falando a verdade ou não está se dando conta da verdade. Se as pessoas não se importam com as inteligências artificiais, se existe desinteresse em utilizar a ferramenta, por que as Big Techs estão investindo pesado em treinamento de AIs? Vou te contar um segredo: porque já descobriram quanto elas mesmas e outras gigantes podem economizar nos seus processos utilizando a "ferramenta".

Mas este não é um artigo para provocar medo de que as inteligências artificiais vão roubar o seu emprego. Nosso objetivo é alertar que, apesar de a maioria não estar dando importância para o assunto, as AIs estão sendo treinadas a "todo vapor" e as plataformas especializadas dão conta de que já existem mais de 650 mil "inteligências" treinadas para desenvolver tarefas específicas.

O maior evolucionista de todos, Charles Darwin, escreveu: "As espécies que sobrevivem não são as mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças". Portanto, creio que apenas aqueles que não se adaptarem ao tsunami que está por vir, serão tragados por ele.

O que você acha, concorda, discorda... deixe seu comentário. Siga-nos para ver mais conteúdos como este.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page